CINEMA E IMAGENS DE PENSAMENTO – FORMA, FIGURAÇÕES E DESMANCHE


Área
Sociologia da Arte e da Cultura; Sociologia Política.

Resumo
O projeto toma o cinema enquanto campo de debate teórico, político, filosófico e estético, incidindo na cultura e no seu aporte para as ciências sociais. Tendo como eixo as reflexões estéticas de Walter Benjamin, insere o cinema em tempos atuais, na situação de crise intelectual, procurando pelo pensamento crítico-reflexivo frente às desrealizações sociais, políticas e culturais.

Palavras-chave
Imagem; cinema; arte e estética; cultura; pensamento social crítico.

Objetivos
Mapeamento interpretativo, bibliográfico e documental de filmes, teorias do cinema, crítica cinematográfica, manifestos, movimentos, debates etc., que configuram marcos do denominado "cinema-ensaio", no interior das temáticas mais amplas da relação Arte, Política e Cultura, em espaços diversos e suas múltiplas temporalidades.

Aplicações/produtos
a) realização e participação em seminários, mostras e debates etc. b) elaboração de artigos para capítulos de livros e/ou revistas no campo do cinema e das ciências sociais.

Fase em que se encontra o projeto
Iniciado no segundo semestre de 2008, integrou, como subprojeto, um Projeto de Pesquisa Interdisciplinar "Cinema e a Experiência do Conhecimento", encaminhado ao CEPE ­ PUC-SP, aprovado com vigência de março de 2009 a fevereiro de 2010.

Pesquisadora responsável
Ana Amélia da Silva