COMUNICAÇÃO, VISIBILIDADE E TEMPO REAL: SIGNIFICAÇÃO E LÓGICA SOCIAL-HISTÓRICAS DA VISIBILIDADE MEDIÁTICA NA CIBERCULTURA


Área
Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação.

Resumo
A pesquisa, derivada de reflexão cumprida no período de 2005 a 2008, visa aprofundar a compreensão sobre o fenômeno da visibilidade mediática, com foco em suas estruturas de base, sua natureza, seu modus operandi social-histórico, sua tipificação e diversidade epocal, sua hibridação tecnológica interna, suas consequências culturais. Esses apontamentos sublinham a temática da investigação a ser desenvolvida em 2008-2011.

Palavras-chave
Comunicação; fenômeno glocal; visibilidade mediática; cibercultura; dromocracia; transpolítica.

Objetivos
Pretende desdobrar e aprofundar os parâmetros de uma crítica teórica renovada das estruturas glocais da existência contemporânea (em cuja reprodução simbólica se implica a visibilidade comunicacional) e levar adiante o projeto de crítica da civilização mediática ­ em particular no que tange ao seu estirão mais desenvolvido, a cibercultura ­, como forma de contribuição ao desenvolvimento da teoria social e da comunicação.

Fase em que se encontra o projeto
A pesquisa estagia nas seguintes atividades: (1) levantamento e recorte do material bibliográfico; (2) fichamento sistemático das referências bibliográficas pertinentes; (3) construção do índice temático referencial do processo de pesquisa; (4) aprimoramento do quadro e da direção teórico-epistemológicos; (5) consolidação do arco epistemológico central de referência, e primeiras conclusões teóricas; (6) desenvolvimento da produção científica concernente.

Pesquisador responsável
Eugênio Trivinho

Equipe
André Franzosi Kishimoto; André Sendra de Assis; Angela Pintor dos Reis; Joyce da Silva Sousa; Márcia Siqueira Costa Marques; Paulo Alves de Lima.

Financiamentos/apoios
CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.