CONCEPÇÕES DE EVOLUÇÃO NO PERÍODO PÓS-DARWINIANO: DOIS ESTUDOS DE CASO


Área
Multidisciplinar (Capes); história (CNPq); história da ciência; história da biologia; história da evolução; história da genética; filosofia da ciência; epistemologia.

Resumo
Esta pesquisa está vinculada à bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, analisa dois episódios da história da teoria da evolução, na passagem do século XIX para o século XX. Inicialmente será estudada a controvérsia mendeliano-biometricista que ocorreu na Grã-Bretanha (1894-1906), envolvendo o naturalista William Bateson, o matemático e estatístico Karl Pearson e o biólogo Walter Frank Raphael Weldon.

Palavras-chave
História da evolução; história da genética; Bateson, William; Pearson, Karl; Weldon, Walter Frank; seleção natural; Morgan, Thomas Hunt.

Objetivos
O objetivo da pesquisa é analisar fatores de ordem conceitual e não-conceitual envolvidos em dois casos: a controvérsia mendeliano-biometricista e a mudança de posição de Morgan em relação ao processo evolutivo.

Aplicações/produtos
Os resultados esperados em relação a um projeto de pesquisa são publicações e apresentações dos resultados da pesquisa em congressos, contribuindo assim para o desenvolvimento da área.

Pesquisadora responsável
Lilian Al-Chueyr Pereira Martins

Financiamentos/apoios
CNPq (Bolsa de Produtividade em pesquisa).