CONHECIMENTO POLÍTICO: DA LITERATURA AO CINEMA


Área
Teoria Política.

Resumo
Além das ciências sociais e da filosofia, a arte abre-se para um particular processo cognitivo à medida que se refere a uma concepção de mundo de um autor e a uma área de conhecimento baseada na estética. Independentemente da autonomia da linguagem e das experimentações, a arte constitui-se numa dimensão que remete a formas de saber e de consciência. Esta pesquisa pretende analisar concepções políticas que perpassam a criação dramatúrgica e a produção áudio-visual, buscando avaliar específicas formas de saber decantadas por diferentes linguagens
quando abordam as relações de poder ­ seus mecanismos, fluxos e impactos.

Palavras-chave
Shakespeare; Orson Welles; tragédia; cinema; teatro.

Objetivos
Os nexos entre narrativa literária e narrativa áudio-visual serão estabelecidos por meio da análise comparativa entre a obra Macbeth, de William Shakespeare (1605) e o filme Macbeth, de Orson Welles (1948). As duas obras colocam-se no âmbito da inovação da linguagem, seja na construção da língua inglesa ou na criação de novos códigos cinematográficos, principalmente, caracterizam-se pelo forte e reconhecido teor estético.

Aplicações/produtos
Elaboração de artigos; ministrar cursos e participação em eventos.

Fase em que se encontra o projeto
Projeto elaborado e começado em 2008. Ver www.pucsp.br/neamp

Pesquisador responsável
Miguel Wady Chaia

Equipe
Ana Amélia da Silva; Jane de Almeida; Mauro Luiz Perón; Miguel Wady Chaia.

Financiamentos/apoios
Projeto de Pesquisa Interdisciplinar apoiado e aprovado pelo CEPE -- Centro de Estudos e Pesquisas da PUC-SP, com vigência a partir de março de 2009.