CONSTRUÇÃO DE INTERFACE ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO NA PERSPECTIVA DO LÓGICO-HISTÓRICO


Área
Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo
Estudos iniciais nos conduziram à necessidade de discutir a relação entre desenvolvimento de conhecimentos matemáticos, sob a perspectiva do lógico-histórico, e uma revisão historiográfica da história da matemática. Desse modo, este projeto, iniciado em agosto de 2008, propõe analisar e refletir possibilidades de construção de interface entre história da matemática e o ensino de matemática.

Palavras-chave
Ensino de matemática; história da matemática; lógico-histórico.

Objetivos
Este projeto visa analisar e refletir possibilidades de construção da interface entre a história da matemática e o ensino de matemática a fim de contribuir para a formação continuada de professores de todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior).

Aplicações/produtos
O grupo de estudo e pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática realizou discussões por meio de seminários de pesquisa com pesquisadores convidados da PUC-SP e de outras instituições que pesquisam o tema. Além disso, foram analisadas e discutidas produções científicas que refletem sobre potencialidades pedagógicas da história da matemática.

Fase em que se encontra o projeto
Este projeto encontra-se em fase inicial e prevê a publicação das reflexões realizadas até o momento e a sua institucionalização.

Pesquisadores responsáveis
Marisa da Silva Dias; Fumikazu Saito.