CONTROLE E USO DE TABACO EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE CONVIVÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A COMUNICAÇÃO DE RISCOS À SAÚDE


Área
Psicologia Social.

Resumo
Tendo por foco as práticas sociais de fumo e as estratégias de controle do uso de tabaco, a pesquisa busca trazer subsídios ao campo da comunicação sobre riscos e contribuir para a compreensão dos aspectos psicossociais das interações cotidianas em espaços públicos de convivência que fornecem pistas sobre as materialidades e sociabilidades invocadas nos processos dialógicos de produção de sentidos.

Palavras-chave
Promoção da saúde; tabagismo; risco.

Objetivos
A pesquisa busca trazer subsídios ao campo da comunicação sobre riscos. Visa, também, contribuir para a compreensão dos aspectos psicossociais das interações cotidianas que têm lugar nesses espaços e que fornecem pistas sobre as materialidades e sociabilidades invocadas nos processos dialógicos de produção de sentidos.

Aplicações/produtos
As informações sobre publicações e demais produtos estão disponibilizadas no Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/9915632947357389). Ainda como benefícios, o projeto contribui para a formação em pesquisa, e a equipe contou com a participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Os resultados esperados concernem a informações sobre as práticas relacionadas ao fumo que possam contribuir para estratégias preventivas; subsídios sobre a comunicação de riscos.

Fase em que se encontra o projeto
Projeto concluído (bolsa produtividade 1A CNPq, vigência 03/2008 a 02/2009).

Pesquisadora responsável
Mary Jane Paris Spink

Equipe
Milagros Coromoto Garcia Cardona; Estevão André Cabestre Gambá; Jesus Eduardo Canelon Perez; Flávia Regina Guedes Ribeiro; Milena Silva Lisboa; Thiago Ribeiro de Freitas.

Financiamentos/apoios
CNPq (Bolsa Produtividade, 1A).