CULTURA DAS BORDAS E EDIÇÃO POPULAR NO BRASIL


Área
Comunicação.

Resumo
Na década de 1980, iniciei novas linhas de trabalho ligadas à Memória Editorial Brasileira. Em 1993, vinculada à PUC-SP, pude entender o quanto editar significa multiplicar, criar estratégias e atuações profundamente sociais. Foi se formando assim um conjunto de reflexões reunindo-se informações sobre as práticas editoriais.

Palavras-chave
Comunicação; edição; cultura das bordas; memória.

Objetivos
Trata-se, portanto, de uma contribuição aos estudos do livro e da edição no Brasil, encarados em seus aspectos de editoração, comunicação e cultura. Com base nisso, avançou-se no sentido de propor um acompanhamento de tópicos, temas, inventários e processos inerentes ao mundo da edição popular.

Aplicações/produtos
Publicações nacionais e estrangeiras. Em fase de preparação há três CDs sob o título BORDAS (TV-PUC), e o dossiê "Vinte anos de Bordas" (Revista USP). Criou-se pesquisa sobre Livros e Edições Populares com estudos de casos (por ex.: Editora João do Rio). Desenvolveram-se conceitos e campos de atuação.

Fase em que se encontra o projeto
Publicações, como Rubens Francisco Lucchetti: o homem de 1000 livros. Pires Ferreira, Jerusa; Lucchetti, Rubens Francisco. São Paulo, ComArte, 2008. E demais etapas: em andamento.

Pesquisadora responsável
Jerusa Pires Ferreira

Equipe
Jerusa Pires Ferreira; Celso Martins Rosa; Magali Oliveira Fernandes; Márcio Honório de Godoy; Josias Abdalla Duarte; Rosângela Oliveira Guimarães.