CULTURAS DA VOZ EM CIRCUITOS ÁFRICA/BRASIL/CARIBE


Área
História da África; Culturas Africanas e da Diáspora.

Resumo
Trabalhar com tradições orais em culturas africanas e diásporas no Brasil/Caribe, analisando formas de expressão e comunicação desde ancestrais matrizes de oralidade: literatura oral, provérbios, mitos, contos, ritmos, crenças, máscaras, festas e rituais, interagindo com recursos audiovisuais da modernidade, para apreender rastros e circuitos de costumes africanos no Atlântico Sul.

Palavras-chave
Culturas orais; corpo; cosmogonia; sensibilidades; religiosidades.

Objetivos
Apreender o estado atual das discussões sobre culturas africanas no Brasil; formar grupos de pesquisa interdisciplinares e interinstitucionais sobre ensino de história da África, culturas africanas e afro-brasileiras conforme Lei 10.639/2003; desenvolver estudos sobre incorporações e traduções de culturas negras no Atlântico Sul.

Aplicações/produtos
Produzir textos e teses sobre África, diáspora, culturas tradicionais; reunir acervo de tradições orais de povos e culturas africanas e afro-brasileiras; material didático que assessore professores do ensino médio.

Fase em que se encontra o projeto
Em fase inicial; com base em projeto anterior, estamos reunindo acervo sobre história da África e culturas negras em diáspora. Em setembro/2006, com os Professores Josildeth Consorte e Enio da Costa Brito, organizamos o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora da PUC-SP (CECAFRO).

Pesquisadores responsáveis
Maria Antonieta Antonacci; Amailton Azevedo.

Equipe
Nirlene Nepomuceno; Viviane Moraes; Agenor Pacheco; Josberto Souza; Luiz Bandeira; José Francisco Santos; Giselle Santos; Cristina Leister.

Apoio
Bolsa PD/CNPq; Bolsas PV/FAPESP; Bolsa PV/Fulbraigth; Auxílio Evento CNPq; Convênio CAPES/UT.