DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Área
Educação; Psicologia da Educação.
Resumo
O projeto se propõe a investigar o sentido da atividade e da formação do coordenador frente às mudanças nas políticas públicas. Para produção de informações são utilizadas entrevistas iniciais e entrevistas recorrentes. Como referentes teóricos, estão sendo empregados Henri Wallon, Claude Dubar e Maurice Tardif.
Palavras-chave
Coordenação pedagógica; identidade; formação de professores.
Objetivos
Compreender o processo de constituição da identidade profissional de professores-coordenadores que atuam na rede estadual de São Paulo.
Aplicações/produtos
Defesa de dois trabalhos - Marilene Garcia (DO) e Cristiane Groppo (ME); duas dissertações em andamento. Apresentação do trabalho "Passagem de professor para professor-coordenador: em foco, a dimensão afetiva" no Gt -20, na 31ª Reunião Anual da Anped (2008).
Fase em que se encontra o projeto
Realização de entrevistas e elaboração teórica.
Pesquisadora responsável
Laurinda Ramalho de Almeida
Equipe
Regina Célia Rego Prandini; Lilian Correia Pessoa; Ludmila Passos Abreu.