DESENVOLVIMENTO DE UM ESPECTRÔMETRO COMPTON PARA FEIXES DE RAIOS X DE DIAGNÓSTICO COM DETECTOR DE CDTE


Área
Física Médica; Metrologia das Radiações.

Resumo
Este trabalho utiliza o método do espalhamento Compton para caracterização do feixe de raios X de equipamentos de radiologia. Obteve-se o espectro do feixe primário através do espectro do feixe espalhado a cerca de 90o por um bastão de Lucite situado nesse feixe, medido por um detector de telureto de cádmio (CdTe) e analisado com base na teoria de Klein-Nishina. Com o método, pode-se determinar também a dose de radiação absorvida, por exemplo, em mamografia.

Palavras-chave
Espectrometria Compton; caracterização de feixes de raios X; raios X; câmaras de ionização; detectores de telureto de cádmio; mamografi a; radiologia; dose glandular média.

Objetivos
Desenvolvimento de um sistema para espectrometria de feixes de raios X de equipamentos de mamografia e radiologia convencional, baseado no efeito Compton. Caracterização dosimétrica e através da espectrometria Compton de feixes de raios X de equipamentos de radiodiagnóstico. Determinação de doses absorvidas em mamografia, usando simuladores de mama, através da espectrometria Compton.

Aplicações/produtos
Projetos de iniciação científica orientados. Início: 2008. Publicações e iniciação científica (graduando em Bacharelado em Física Médica) ­ PUC-SP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Fase em que se encontra o projeto
Aplicação, no STAMH do IEE-USP, da metodologia investigada no projeto, para espectrometria de feixes mamográficos, utilizando o espalhamento Compton, para caracterização de feixes de raios X e para dosimetria com simuladores de mamas humanas.

Pesquisadores responsáveis
Ricardo Andrade Terini (PUC-SP); Silvio Bruni Herdade (STAMH ­ IEE/USP).

Equipe
Marco Aurélio Guedes Pereira (STAMH ­ IEE/USP); Tania Aparecida Correia Furquim (STAMH ­ IEE/USP); Alinic Araújo Vieira (curso de Física ­ PUC-SP); José Neres Jr. (curso de Física ­ PUC-SP).