DIALÉTICA SAÚDE X DOENÇA: DESENVOLVENDO PROTAGONISMO E QUALIDADE DE VIDA


Área
Psicologia Clínica.

Resumo
Visa contribuir para a ampliação da atuação clínica no Sistema Único de Saúde, na saúde suplementar e na privada, nas diversas possibilidades de locais de assistência, principalmente na dimensão da equidade na assistência à saúde das pessoas. Tem como referência a perspectiva de saúde integral, a qual expressa processos simbólicos e de qualidade de vida vividos pelo ser humano nas suas múltiplas experiências. Utiliza-se da metodologia qualitativa e equipamentos de saúde, sujeitos e instrumentos diversificados.

Palavras-chave
Saúde; qualidade de vida; identidade; protagonismo; minorias.

Objetivos
Apreender como as pessoas que apresentam algum agravo de saúde ou adoecimento configuram sua identidade; identificar as especificidades vividas por elas relacionadas ao processo de autocuidado em suas múltiplas possibilidades. Esta compreensão fornecerá os elementos a respeito da singularidade do processo de cada um, que permita adaptar ou criar novos parâmetros de assistência, respeitando gênero, cor, orientação sexual...

Aplicações/produtos
O resultado esperado poderá concretizar o princípio de equidade na atenção à saúde. Também temos publicações e participações em congressos.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento. Este projeto iniciou-se em 2008 com o foco na construção de possibilidades de intervenções psicológicas, objetivando o protagonismo dos sujeitos no enfrentamento aos limites e ou agravos de saúde.

Pesquisadora responsável
Edna Maria Severino Peters Kahhale

Equipe
Y. Castro; M. Fonseca; A. S. Sampaio; C. S. F. Baroni; F. A. G. Martucelli; J. S. S.; M. C. Bernauer; M. C. L. Simone; M. D. Zanardo; P. L. Almeida; Y. L. M. Sachetim; T. T. O. R. S.; V. M. D. Maluf.