DIMENSÕES DA IMPRENSA POPULAR EM SÃO PAULO – 1930-1990


Área
História; Comunicação; Jornalismo.

Resumo
O projeto volta-se para o estudo de uma gama rica e variada de periódicos e outros impressos produzidos pelos movimentos sociais, sindicais e populares em vários momentos da História Social de nosso país. Propõe o estudo de periódicos que, em diferentes espaços sociais e conjunturas, no desenrolar do século XX, sinalizam a busca da independência ou da autonomia, assumindo qualificações como imprensa independente, radical, alternativa, dissidente, de resistência, livre.

Palavras-chave
Imprensa alternativa; imprensa popular; história da imprensa.

Objetivos
A preocupação básica é localizar e produzir informações sobre esses periódicos, tornando-os mais visíveis e acessíveis aos pesquisadores. O objetivo central do projeto é a organização de um instrumento de pesquisa sobre imprensa popular, produzida em São Paulo, entre os anos 1930-1990. Trata-se de desenvolver a identificação e organização de referências sobre estes periódicos e sistematizá-las em catálogo digital e impresso.

Fase em que se encontra o projeto
Em sua primeira fase, o projeto desenvolve-se no CPV ­ Centro de Pesquisa Vergueiro- e já organizou informações sobre mais de 200 publicações da imprensa dos movimentos populares e sindicais do período de resistência a ditadura entre 1970/1980.

Pesquisadora responsável
Heloisa de Faria Cruz

Equipe
Núcleo de Estudos Culturais e Perspectivas do Presente do PEPG em História e a CEDIC/PUC-SP. Heloisa de Faria Cruz; Maria do Rosário da Cunha Peixoto; Yara Aun Khoury; Olga Brites e alunos.