ECOLOGIA DOS SABERES E A REINVENÇÃO DA MÍDIA NAS MULTIPLICIDADES COMUNICACIONAIS


Área
Comunicação; Filosofia; Sociologia.

Resumo
A pesquisa construirá uma hipermídia sobre as revistas segmentadas brasileiras, dirigidas aos públicos feminino, masculino, homossexual, negro, executivo etc. A análise crítica incide sobre os regimes de visibilidade e sobre a naturalização de figuras e temas ligados a modalizações e ofertas de mapas cognitivos e percursos passionais para construção dos contratos de comunicação que modulam a relação entre enunciadores e leitores.

Palavras-chave
Hipermídia; revistas segmentadas; discursos sociais; enunciadores mediáticos; teoria crítica da sociedade; regimes de visibilidade.

Objetivos
O sentido crítico desse projeto está em apresentar um panorama dos discursos sociais tornados visíveis na mídia segmentada, não ao modo monolinguístico da crítica especializada, mas ao modo plurilinguajeiro que incorpora multi-vozes da sociedade civil, incluindo vozes de especialistas e integrantes dos movimentos sociais, criando visões variadas do Outro, que é usualmente tornado invisível ou homogêneo nas mídias.

Aplicações/produtos
O resultado final da pesquisa estará materializado, como na fase anterior, em mil DVDs, que serão distribuídos a professores, alunos, ONGs etc, como material paradidático de educação para as mídias. O DVD anterior pode ser solicitado no site www.pucsp.br/pos/cos/umdiasetedias (entrar em "projetos concluídos").

Fase em que se encontra o projeto
No primeiro semestre de 2009 começamos discussões sobre cada módulo temático do projeto e sobre cada conjunto de revistas, tendo iniciado entrevistas filmadas, que gerarão vídeos. No segundo semestre, serão realizadas entrevistas filmadas e reuniões semanais para discutir os temas. Cada subgrupo construirá sua parte, examinando o grupo específico de revistas sob sua responsabilidade. A construção da parte estrutural da hipermídia está prevista para 2010 e 2011.

Pesquisador responsável
José Luiz Aidar Prado

Equipe
Denise Gallo; Helaine Oliveira; Thais Polato; Adriana Costa; Lucia Caetano; Heloisa Ribeiro.

Financiamentos/apoios
CNPq.