ENUNCIAÇÃO GLOBAL E ESTESIA NAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS DA PRODUÇÃO MIDIÁTICA E DAS PRÁTICAS SOCIAIS


Área
Ciências Sociais Aplicadas: Comunicação Social; Semiótica; Ciências das Linguagens; Artes; Design.

Resumo
Em desdobramento das investigações Articulações de linguagens nos produtos comunicacionais (2004-2007) e Enunciação e estesia (2007-2008) nos centramos no arranjo da expressão dos produtos comunicacionais, buscando correlações entre dimensão plástica e figurativa e mecanismos do sentir o sentido, quer no arranjo plástico, quer no figurativo, no processar da condição inteligível e sensível nos discursos do contemporâneo.

Palavras-chave
Produção midiática; enunciação midiática; dimensão figurativa; dimensão plástica; estesia.

Objetivos
a) determinar os mecanismos de estruturação da cognição sensível e da inteligível e as passagens entre essas polaridades; b) relacionar os tipos de intersemioses entre plano da expressão e plano do conteúdo; c) verificar como a estesia atua nas práxis enunciativas; d) estabelecer correlações entre as escolhas de percursos do regime de manipulação e de ajustamento na construção da visibilidade do sujeito midiático.

Aplicações/produtos
O resultado final da pesquisa será materializado em vários tipos de publicações, sendo a mais complexa um CD-ROM com ampla difusão. Para elaboração do texto final, estão previstas nas várias fases do ano apresentações objetivando debates e sugestões em mesas redondas de eventos de relevo da área.

Fase em que se encontra o projeto
No primeiro semestre de 2009, promovemos discussões semanais sobre textos conceituais de "enunciação", "operações de debreagem e embreagem", "regimes de interação e regimes de sentido", "estesia", "qualidade sensível", "cognição sensível e inteligível" para fundamentar desdobramentos teóricos do projeto. A construção de uma hipermídia é alvo maior para registro e análise dos regimes de visibilidade do sujeito midiático prevista para final de 2010.

Pesquisadora responsável
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira

Equipe
Entre o grupo de pesquisadores, indico consulta no Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) ­ site www.pucsp.br/pos/cos/cps.