ENVELHECIMENTO, EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL


Área
Ciências Humanas; Ciências Sociais.

Resumo
A pesquisa Programas Sócio-Educacionais para Idosos na Cidade de São Paulo identificou 20 instituições de ensino superior com programas para idosos. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores destes programas sobre a estrutura, organização e proposta de trabalho. Os resultados deste estudo permitiram caracterizar as práticas sócio-educacionais com idosos e suas concepções.

Palavras-chave
Educação; envelhecimento; programas sócio-educacionais.

Objetivos
Mapear e caracterizar instituições e outros espaços de convivência de idosos, as atividades sócio-educacionais existentes, os programas desenvolvidos, as concepções de educação e as representações sociais dos seus participantes sobre essas vivências, tendo como pressupostos os fundamentos teóricos da área da Educação e da Gerontologia sobre o processo de envelhecimento humano e a velhice.

Aplicações/produtos
Trabalhos apresentados e publicados: I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre Envelhecimento Ativo, 2007; X Semana de Gerontologia PUC-SP, 2007; XVI Semana Acadêmica PUC-SP e I Congresso de Pesquisa Discente, 2007; 4ª Jornada da ANG-RS, 2006. Dissertação e iniciação científica.

Fase em que se encontra o projeto
Elaboração de artigo a ser publicado.

Pesquisadora responsável
Nadia Dumara Ruiz Silveira

Equipe
Bruna Marconi; Daniele Aparecida Azevedo de Araújo; Marilza Aparecida Marques; Patrícia Gimenes Branco; Regina Helena Pontin; Ricardo Niquetti; Rosemeire Buava Rodrigo.