ESCRITA, REFERENCIAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Área
Língua Portuguesa.

Resumo
Integrado à linha de pesquisa Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa, tem como foco a referenciação na produção escrita. Será verificado o fenômeno da referenciação tanto em matérias publicadas em jornais de grande circulação como em textos produzidos por alunos, em especial, do ensino fundamental.

Palavras-chave
Texto; escrita; referenciação; ensino de língua portuguesa.

Objetivos
Analisar o modo pelo qual produtores de texto (re)introduzem referentes no discurso e os desfocalizam, visando à introdução de novos referentes, bem como as funções que as expressões referenciais assumem no desenvolvimento do texto.

Aplicações/produtos
Considerando que os objetos do discurso assumem configurações e funções múltiplas nesse processo, faz-se necessário dedicar a esse fenômeno a devida atenção e tratamento adequado em sala de aula, tendo-se em vista contribuir para o aprimoramento da produção escrita. Houve publicações, participação em eventos acadêmico-científicos, orientação de dissertação de mestrado.

Fase em que se encontra o projeto
Iniciado em 2007, o projeto tem duração de cinco anos.

Pesquisadora responsável
Vanda Maria da Silva Elias

Equipe
Rivaldo Capistrano de Souza Junior; Danielle Pinelle; Heloísa Felício; Jane Gasperini; Sarah Jane Pereira dos Santos.