ESTADO DO CONHECIMENTO: AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Área
Educação; Psicologia da Educação.
Resumo
Como continuidade do projeto: Sentimentos e emoções envolvidos no processo ensino-aprendizagem, este projeto
parte do pressuposto de que cognição e afetividade são dimensões inseparáveis no processo de ensino-aprendizagem. O estudo dessa dimensão pode oferecer aos professores e demais profissionais da educação direções mais
produtivas para seu trabalho.
Palavras-chave
Afetividade; contexto escolar; estado do conhecimento.
Objetivos
Proceder ao levantamento de teses e dissertações que têm como foco a afetividade no contexto escolar, produzidas
na PUC-SP, USP, UNESP, UNICAMP. Analisar tais trabalhos quanto a: tipo de pesquisa, objetivos, procedimentos
metodológicos, referentes teóricos, resultados e bibliografia.
Aplicações/produtos
Organização de um banco de dados parcial sobre o tema.
Fase em que se encontra o projeto
Coleta de dados, pois o projeto teve início em 2008.
Pesquisadora responsável
Laurinda Ramalho de Almeida
Equipe
Abigail Alvarenga Mahoney; Ana Lúcia Pereira; Lilian Correia Pessoa; Ludmila Passos Abreu; Richard Guimarães
Brito; Clerio Cezar Batista Sena.