ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DO DISCURSO JORNALÍSTICO NA IMPRENSA ESCRITA


Área
Língua Portuguesa.

Resumo
A sociedade contemporânea, multimidiática, propicia um fluxo vertiginoso da informação e incentiva a cobertura dos acontecimentos em tempo real. Em termos jornalísticos, redimensiona-se a concepção de atualidade das informações, de modo que o tempo do relato da notícia passa a ser o "agora". Dentro desse contexto, a imprensa escrita busca sua validação e se organiza de modo a captar a atenção do seu público para além da questão do ineditismo/ atualidade da informação, desenvolvendo estratégias linguístico-discursivas específicas para produzir diferentes efeitos de sentido, garantir o envolvimento, mobilizar a afetividade e orientar a formação de opinião. As pesquisas que estão inseridas neste projeto investigam diferentes gêneros jornalísticos sob a perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso e da Pragmática. Balizam as pesquisas questões sobre a identidade do sujeito do discurso (percepção das representações socias), a pluralidade dos sentidos produzidos, entre outras.

Palavras-chave
Discurso jornalístico; imprensa escrita; Análise do Discurso; estratégias linguístico-discursivas; discurso da violência; humor.

Objetivos
Estudar as estratégias linguístico-discursivas que constroem diferentes efeitos de sentido em textos da imprensa escrita.

Aplicações/produtos
Análise crítica de textos jornalísticos. A pesquisa teve início em 2009. Os resultados esperados para o ano: dissertações e teses; comunicações em congressos e produção de artigos.

Fase em que se encontra o projeto
Fase inicial ­ coleta de corpus e discussão da fundamentação teórica.

Pesquisadora responsável
Ana Rosa Ferreira Dias

Equipe
Luciana Soares da Silva; Márcio Rogério de Oliveira Cano; Sandra Falcão da Silva; Edson de Oliveira Correia.