FAMÍLIA: RELAÇÕES DE GÊNERO, TRABALHO DA MULHER E PROTEÇÃO SOCIAL


Área
Política Social: sistema de proteção social brasileiro; Família: aspectos legais, culturais e econômico-sociais; Gênero e Trabalho.

Resumo
A pesquisa visa analisar as inter-relações entre gênero, mercado de trabalho e sistema de proteção social, com as famílias de renda até 4 SM, mediante uma abordagem qualitativa, destinada a conhecer a situação das famílias nesse contexto e, principalmente, como elas as vivem e percebem.

Palavras-chave
Família; política social; equidade; trabalho; direitos sociais.

Objetivos
Ligados ao ensino, oferecendo recursos de investigação para os alunos do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família ( Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social); de produção de conhecimentos para o aprofundamento do estudo da família no país e formulação de metodologias de trabalho no campo da proteção social.

Aplicações/produtos
Desde o segundo semestre de 2008, cumpriram-se funções educativas para dois grupos de alunos, com a discussão dos fundamentos teóricos da pesquisa e elaboração conjunta de um questionário estruturador - principal instrumento de pesquisa, além da promoção de debate sobre "Família, Mídia e Consumo", aberto ao público.

Fase em que se encontra
Ampliação da conexão com grupos que vêm estudando essa temática, no Brasil e no exterior (América Latina e Itália), e início da coleta das informações junto às famílias, feita por professores e alunos.

Pesquisadora responsável
Marta Silva Campos

Equipe
Como pesquisadora externa: Regina Célia Tamaso Mioto (UFSC) e profissionais de várias áreas. Alunos matriculados semestralmente no NEP-FAM.

Financiamentos/apoios
Recursos da PUC-SP, para material da pesquisa, como impressão, e funcionamento do NEP-FAM enquanto estrutura curricular da Pós em Serviço Social, disponibilizada pela instituição.