FILOSOFIA POLÍTICA LIBERTÁRIA E HUMANISMO MARXIANO


Área
Filosofia Contemporânea; Ética; Filosofia Política.

Resumo
O projeto visa o estudo e a análise do pensamento filosófico-político de Proudhon, Marx, Lukács, Marcuse e Debord, dispostos em diálogo, tendo com epicentro o pensamento marxiano. Explica-se, desde a descoberta e a edição das obras A Ideologia Alemã e os Manuscritos Econômico-filosóficos, os estudos marxianos ganharam viés filosófico humanista pronunciado, sob influência, em parte, de concepção utópica de Fourier.

Palavras-chave
Filosofia libertária; humanismo marxiano; Proudhon; Marx; Lukács; Marcuse; Debord.

Objetivos
Estudar os nexos e as contraposições entre Proudhon e Marx; analisar as contribuições de Lukács e de Marcuse para a fundamentação e a explicitação de categorias marxianas à luz do materialismo histórico, e o pensamento de Debord acerca da transformação da mercadoria em espetáculo, como ideologia materializada, desde a inspiração lukacsiana até o diálogo situacionaista com a tradição da práxis libertária.

Aplicações/produtos
Artigos; ensaios; dissertações; teses; simpósios.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento.

Pesquisador responsável
Antonio José Romera Valverde

Equipe
João Ribeiro de Almeida Borba (PUC-SP); Anderson Alves Esteves; Cláudio Aparecido Duarte; Francisco Antonio Marques Viana; Joy Nunes da Silva Barros; Maria Aparecida Gomes da Silva.