FORMAÇÃO DE GESTORES À DISTÂNCIA


Área
Novas Tecnologias em Educação.

Resumo
Este projeto de pesquisa desenvolveu-se com foco nas ações de formação do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, voltadas ao atendimento de gestores de redes de ensino público de estados e municípios, ações que foram campo de investigação e geração de referências teórico-metodológicas para a integração de tecnologias nas atividades escolares.

Palavras-chave
Gestão escolar; tecnologias de informação e comunicação; educação a distância; formação na ação.

Objetivos
Criar referências teórico-metodológicas sobre a formação a distância de gestores de escolas voltada à incorporação das TIC na gestão escolar e nas demais atividades da escola, que viabilizem a articulação do atendimento em larga escala de participantes com processos interativos que tenham como eixo o contexto de ação do gestor/cursista, as teorias educacionais e as experiências de uso de tecnologias na gestão escolar.

Aplicações/produtos
Referências teórico-metodológicas produzidas e publicadas sobre educação a distância on-line que alia atendimento em larga escala com qualidade da formação; referências teórico-metodológicas produzidas e publicadas sobre a formação continuada e em serviço de gestores escolares mediatizada pelas tecnologias de informação e comunicação e voltadas para a incorporação de tecnologias na gestão e nas práticas escolares; quatro versões distintas de cursos implementados na web.

Fase em que se encontra o projeto
Projeto concluído em 2008.

Pesquisadora responsável
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Equipe
Durante o desenvolvimento do projeto, várias pesquisas de mestrado e doutorado foram realizadas, entre as quais as de Neli Mengalli; Rosangela Del Vechio; Renata Bancovsky e Adriana Aparecida de Lima Terçariol.

Financiamentos/apoios
Microsoft Brasil.