FORMAÇÃO DE GESTORES À DISTÂNCIA
Área
Novas Tecnologias em Educação.
Resumo
Este projeto de pesquisa desenvolveu-se com foco nas ações de formação do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias,
voltadas ao atendimento de gestores de redes de ensino público de estados e municípios, ações que foram campo
de investigação e geração de referências teórico-metodológicas para a integração de tecnologias nas atividades
escolares.
Palavras-chave
Gestão escolar; tecnologias de informação e comunicação; educação a distância; formação na ação.
Objetivos
Criar referências teórico-metodológicas sobre a formação a distância de gestores de escolas voltada à incorporação
das TIC na gestão escolar e nas demais atividades da escola, que viabilizem a articulação do atendimento em larga
escala de participantes com processos interativos que tenham como eixo o contexto de ação do gestor/cursista, as
teorias educacionais e as experiências de uso de tecnologias na gestão escolar.
Aplicações/produtos
Referências teórico-metodológicas produzidas e publicadas sobre educação a distância on-line que alia atendimento em larga escala com qualidade da formação; referências teórico-metodológicas produzidas e publicadas
sobre a formação continuada e em serviço de gestores escolares mediatizada pelas tecnologias de informação
e comunicação e voltadas para a incorporação de tecnologias na gestão e nas práticas escolares; quatro versões
distintas de cursos implementados na web.
Fase em que se encontra o projeto
Projeto concluído em 2008.
Pesquisadora responsável
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Equipe
Durante o desenvolvimento do projeto, várias pesquisas de mestrado e doutorado foram realizadas, entre as quais
as de Neli Mengalli; Rosangela Del Vechio; Renata Bancovsky e Adriana Aparecida de Lima Terçariol.
Financiamentos/apoios
Microsoft Brasil.