FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS


Área
Linguística Aplicada; Formação de professores; Ensino-aprendizagem de Inglês.

Resumo
Este projeto tem duas grandes vertentes: a formação crítico-reflexiva de professores de inglês para crianças e o ensino de inglês para crianças. As bases teóricas para este projeto assentam-se nos princípios de ensino-aprendizagem de inglês para crianças. Os procedimentos de análise serão escolhidos em decorrência dos diferentes aportes teóricos a serem utilizados pelos pesquisadores.

Palavras-chave
Ensino de inglês para crianças; formação de professores de inglês para crianças; formação crítico-reflexiva.

Objetivos
Visa mais especificamente investigar como crianças aprendem língua estrangeira; examinar a eficácia de teorias de ensino-aprendizagem e metodologias vigentes de ensino de línguas estrangeiras para crianças; discutir o papel do professor; orientar a utilização de novas tecnologias; avaliar e desenvolver material didático para o ensino de inglês para crianças.

Aplicações/produtos
Como resultado, esperam-se contribuições para que o professor possa desenvolver competências desejáveis para que atue efetivamente no contexto em foco, desenvolvendo as capacidades metacognitivas desse aprendiz, focando uma formação global da criança.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento. Curso de extensão na COGEAE (formação de professores de inglês para crianças e adolescentes). O projeto Creche trabalha com aulas de inglês em uma creche em parceria com professores egressos do curso Reflexão sobre a Ação e Associação Cultura Inglesa. Ver Lattes da pesquisadora responsável.

Pesquisadora responsável
Rosinda de Castro Guerra Ramos

Equipe
Alunos de mestrado e doutorado de Ramos.