FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ORAIS E ESCRITAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DO FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)

Área
Letras; Linguística; Artes.

Resumo
O referido projeto tem como objetivo estudar o processo de aquisição de competências orais e escritas em francês língua estrangeira (FLE), identificando abordagens didático-pedagógicas e estratégias de ensino/aprendizagem. Envolve as áreas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, didática do ensino do francês língua estrangeira (FLE) e ensino de línguas e o uso das novas tecnologias. Apresenta também uma interface com a formação de professores de FLE.

Objetivos
a) analisar documentos orais e escritos em língua francesa; b)contribuir para a otimização do CEAL ­ Centro de Estudos e Aprendizagem de Línguas; c) contribuir para a formação inicial e continuada de professores de FLE sensibilizando-os para o uso da mídia (jornais, rádio, TV, internet) e das tecnologias de informação e comunicação em contextos educacionais.

Aplicações/produtos
As atividades pedagógicas produzidas no âmbito deste projeto, por intermédio de planos de iniciação científica orientados pelas proponentes do projeto, são integradas ao acervo do CEAL.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto encontra-se no seu terceiro ano de desenvolvimento. Até junho de 2008, o projeto foi coordenado também pela professora Heloísa Costa, que deixou a universidade em junho de 2008.

Pesquisadora responsável
Vera Lúcia Marinelli