FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES


Área
Educação Superior; Educação; Educação Matemática.

Resumo
Este projeto de pesquisa investiga concepções, saberes e práticas de professores formadores de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição privada de ensino superior do estado de São Paulo. Para o levantamento de dados realizamos análise em documentos disponibilizados pela instituição; entrevistas com professores formadores e o coordenador; questionário aplicado aos alunos e observações de aulas.

Palavras-chave
Formador de professores de Matemática; trabalho docente; saberes docentes; concepções de professores; Licenciatura.

Objetivos
Descrever e caracterizar o trabalho desenvolvido por professores formadores que lecionam disciplinas de Matemática e de Educação Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática; investigar as relações com os saberes desses professores formadores dessa instituição de ensino superior; e identificar em que condições esses docentes realizam seu trabalho.

Aplicações/produtos
Publicações em periódicos, livros; participação em eventos nacionais e internacionais; dissertações de mestrados acadêmico e profissional.

Fase em que se encontra o projeto
Elaboração de relatório final da pesquisa, com relatório parcial aprovado pela FAPESP.

Pesquisadora responsável
Ana Lúcia Manrique

Equipe
Laurizete Ferragut Passos; Jediane Teixeira de Souza; Iracema de Miranda Oliveira; Léia Fernandes Perentelli; Aristeu Alvarenga Lasso; Sandra Regina Lima dos Santos Silva.

Financiamentos/apoios
FAPESP.