GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Área
Língua Portuguesa.

Resumo
Estudiosos de gêneros concebem a língua como forma de ação social e histórica e privilegiam sua natureza funcional e interacional e não apenas a forma. Atribuindo ao contexto histórico-social um papel determinante nas práticas discursivas, torna-se relevante o estudo das relações entre o desenvolvimento das formas de organização social e as de interação no contexto educacional, especificamente quanto aos gêneros, em virtude da compreensão de aprendizagem como processo contínuo, sujeito a mudanças decorrentes do contexto social.

Palavras-chave
Ensino de língua portuguesa; gêneros textuais; leitura; escrita.

Objetivos
Analisar variados gêneros de modo a contribuir para o ensino de leitura e produção de textos, presencial, a distância ou semipresencial, e discutir a relação entre o ensino de Língua Portuguesa (leitura e produção textual oral e escrita) e a perspectiva teórica de gêneros.

Aplicações/produtos
Orientações de mestrado concluídas; participação em eventos científicos; publicação.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto se encontra em fase inicial, tendo sido iniciado em 2008. A previsão de sua duração é de 3 a 5 anos.

Pesquisadora responsável
Mercedes Fátima de Canha Crescitelli

Equipe
Antonio Ribeiro da Silva; Rosimeire Boschesi Teixeira; Elaine Cristina Baiarde; Fabiane Gasparini Costa; Sandra Mara H. Ribeiro; Daniel Bassi; Andrea Pisan Soares Aguiar.