HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES


Área
Capes: Área Interdisciplinar/ Câmara Temática Sociais e humanidades/ subárea: História da Ciência. CNPq: Área Ciências Humanas/ subárea: História da Ciência.

Resumo
A História da Ciência vem sendo valorizada na formação básica e superior, como expresso nos PCNs e nas diretrizes curriculares para o ensino superior. Entretanto, faz-se necessário aprofundamento nas reflexões, discussões e elaboração de propostas de interação entre história da ciência e ensino. Desenvolvido por equipe constituída por professores de pós-graduação e graduação, mestrandos e doutorandos do PEPGHCS, este projeto de extensão e divulgação teve como origem discussões desenvolvidas na disciplina História da Ciência e Ensino, oferecida, desde 1998, pelo PEPG em História da Ciência.

Palavras-chave
História da ciência; ensino de ciências; interdisciplinaridade.

Objetivos
Este projeto visa, com a criação de um espaço de análise e reflexão das várias possibilidades de utilização da história da ciência no ensino, contribuir para a formação continuada de professores de todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior).

Aplicações/produtos
A partir da I Jornada de História da Ciência e Ensino (2007), workshops de História da Ciência e Ensino passaram a ser realizados mensalmente. Em 2009, será publicada seleta de trabalhos apresentados na I Jornada de História da Ciência e Ensino 2007, e realizada a II Jornada de História da Ciência e Ensino (vide http://www.pucsp.br/jornadahcensino).

Fase em que se encontra o projeto
Trata-se de um projeto de longa duração. A partir dos resultados já obtidos, pretende-se estender esse espaço de discussão para outras instituições, o que contribuirá para a visibilidade da PUC-SP, a partir do segundo semestre de 2009.

Pesquisadora responsável
Maria Helena Roxo Beltran

Equipe
Fumikazu Saito; Rosana Nunes dos Santos; Wagner Wuo; estudantes de mestrado e doutorado do PEPG História da Ciência ­ PUC-SP.

Financiamentos/apoios
As atividades ligadas a este projeto vêm sendo apoiadas e divulgadas pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPROSP).