HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO: AS MATEMÁTICAS NOS SÉCULOS XVI E XVII


Área
História da Ciência; Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo
Estudos têm considerado atualmente em suas discussões e análises a relação entre a matemática e as outras áreas do conhecimento, tendo por foco a relação entre "matemática e experiência". Partindo dessas considerações, este projeto propõe analisar os vários aspectos do ensino das matemáticas, tendo por foco as interfaces entre a matemática e outras áreas do conhecimento nos séculos XVI e XVII.

Palavras-chave
Ensino de matemática; história da matemática; história da ciência e da técnica; interdisciplinaridade.

Objetivos
Analisar alguns dos vários aspectos do ensino da matemática na interface entre ciência e técnica nos séculos XVI e XVII. Buscaremos rastrear e analisar documentos, tendo por foco a história da matemática e sua relação com outras áreas de conhecimento.

Aplicações/produtos
Um seminário apresentado no grupo de estudos e pesquisa HEEMa deu início a um diálogo entre pesquisadores e pós-graduandos. Espera-se, com o desenvolvimento deste projeto, gerar produção científica e divulgá-la por meio de periódicos, palestras, cursos, entre outros.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto encontra-se em fase inicial.

Pesquisador responsável
Fumikazu Saito