IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA PARA A DETERMINAÇÃO DE ISÓTOPOS DE RÁDIO DAS SÉRIES RADIOATIVAS NATURAIS POR ESPECTROMETRIA ALFA


Área
Geofísica Nuclear.

Resumo
Implantação de uma metodologia para a determinação das concentrações das atividades dos radioisótopos de rádio pela contagem alfa e beta total e por espectrometria alfa. Estes resultados serão utilizados no estudo do desequilíbrio radioativo das séries naturais, servindo como traçadores dos mecanismos de transporte de águas em aquíferos e de interação rocha-água.

Palavras-chave
Isótopos de rádio; espectrometria alfa; desequilíbrio radioativo; materiais geológicos.

Objetivos
Tem como objetivo principal a implantação da metodologia para a determinação das concentrações de atividade dos isótopos de rádio, cujos resultados serão utilizados nos estudos sobre a investigação da condição de desequilíbrio radioativo, nas séries de decaimento do 238U e 232Th, em materiais geológicos. No nosso caso, esta condição será estudada em rochas vulcânicas jovens e em águas subterrâneas.

Aplicações/produtos
Divulgação da universidade em eventos científicos nacionais e internacionais.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto está na sua fase inicial. Estão sendo obtidos os primeiros resultados, que serão apresentados no International Nuclear Atlantic Conference (INAC-2009).

Pesquisadora responsável
Rosana Nunes dos Santos.

Equipe
Leila Soares Marques (IAG/USP); Roberto Keigi Kawauchi (IAG/USP).