INDICADORES DE QUALIDADE NA REDE DE SAÚDE AUDITIVA: RELAÇÕES ENTRE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE, E EXPECTATIVAS DO USUÁRIO


Área
Ciências da Saúde; Fonoaudiologia.

Resumo
Qualidade pode ser considerada como o grau em que as características de um produto ou serviço cumprem os objetivos para os quais ele foi criado. Este projeto aborda indicadores de qualidade em um serviço de Saúde Auditiva de alta complexidade, enfocando indicadores na assistência focada no paciente, no tempo adequado e na efetividade. Especificamente visa estabelecer relações entre processos e resultados na população atendida.

Palavras-chave
Indicador de qualidade; intervenção; saúde auditiva; diagnóstico; deficiência auditiva.

Objetivos
O objetivo deste projeto é estabelecer indicadores de qualidade em um serviço de Saúde Auditiva de alta complexidade, visando avaliar e adequar os procedimentos e processos envolvidos no serviço.

Aplicações/produtos
Estabelecer sistemática de avaliação do serviço através dos indicadores estabelecidos. A satisfação do usuário relaciona-se às suas expectativas e, nesse sentido, este estudo contribui para indicadores em maior sintonia com a realidade dos serviços credenciados para atendimento em procedimentos previstos nas Portarias de Saúde Auditiva.

Fase em que se encontra o projeto
Projeto recém iniciado em continuidade ao Produtividade 2006-2009. Início: março de 2009 (duração 36 meses). Término: fevereiro de 2012.

Pesquisadora responsável
Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes.

Equipe
Alunos de mestrado em Fonoaudiologia.

Financiamentos/apoios
Bolsas no país: Produtividade em Pesquisa ­ PQ ­ CNPq. Períodos: 2006 a 2009/2009 a 2012. Processos n.: 304012/2008-4 e 480622/2008-6.