INDICADORES DE SAÚDE E DE RISCO EM FONOAUDIOLOGIA


Área
Fonoaudiologia; Saúde Pública.

Resumo
Trata-se de pesquisa clínico quantiqualitativa, de caráter investigativo/interpretativo que visa verificar a possibilidade de construir indicadores de saúde e de risco para alterações de linguagem oral e escrita, de forma a constituir ferramenta fundamental para a gestão e a avaliação da situação da saúde humana no que diz respeito à Fonoaudiologia.

Palavras-chave
Fonoaudiologia; indicadores de saúde e de risco; saúde pública.

Objetivos
Pesquisar indicadores de risco em Fonoaudiologia, produzindo evidências sobre este campo, documentando os efeitos da desigualdade social sobre a constituição do sujeito pela linguagem; instrumentando as equipes de saúde da família para o encaminhamento de sujeitos para oficinas de prevenção, interferindo no processo que afeta crianças e adultos, em sua possibilidade de se constituírem plenamente como cidadãos.

Aplicações/produtos
Os resultados, totalmente inovadores, irão permitir a constituição de demandas, ações e planejamentos na área da saúde pública em Fonoaudiologia, constituindo-se no primeiro passo de outros necessários para a estruturação do trabalho do fonoaudiólogo neste campo. Formar dois mestres a partir deste projeto.

Fase em que se encontra o projeto
Inicial, aprovado pela agência de fomento em março de 2009.

Pesquisadora responsável
Regina Maria Ayres de Camargo Freire.

Equipe
Gisele Gouvea da Silva; Giuliana Bonucci Castellano; Manuela Luchesi Brazil Araújo; Fabia Evangelista de Souza; Beatriz Pires dos Reis.

Financiamentos/apoios CNPq.