INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COM O USO DE INTERFACES E FERRAMENTAS DA WEB 2.0


Área
Novas Tecnologias em Educação.

Resumo
Este projeto se propõe a investigar a integração de ferramentas e interfaces da Web 2.0 em práticas educativas, com vistas a identificar aquelas que propiciam o desenvolvimento de concepções inovadoras de currículo, a melhoria da aprendizagem e a inovação educacional, de modo a criar referências que possam subsidiar programas de formação profissional com suporte em tecnologias realizadas na modalidade presencial, a distância ou híbrida.

Palavras-chave
Tecnologias na educação; currículo; inovação educativa; aprendizagem aberta.

Objetivos
Investigar a integração de tecnologias em práticas educativas (presenciais ou a distância), com vistas a identificar aquelas que propiciam o desenvolvimento de concepções inovadoras de currículo voltadas à melhoria da aprendizagem e ao desenvolvimento de modelos de inovação educacional no âmbito da prática pedagógica e da gestão de tecnologias, organização e gestão do conhecimento.

Aplicações/produtos
Pesquisas em desenvolvimento. Realização: I Seminário web Currículo http://www.pucsp.br/webcurriculo/ com apresentação no VII Encontro de pesquisadores/CED-PUCSP, 2008 e no 7º SENAED, Seminário Nacional de Educação a Distância-ABED, 2009. Reestruturação do laboratório de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo; Seminários on-line via FlashMeeting com pesquisadores da Universidade do Minho/Portugal, http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/

Fase em que se encontra o projeto
Projeto em desenvolvimento.

Pesquisadora responsável
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.

Equipe
Maria da Graça Moreira da Silva; José Armando Valente; Aneridis Aparecida Monteiro; Arnaldo Turuo Ono; Maria Paulina de Assis; Mônica Mandaji.

Financiamentos/apoios
CNPq.