INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS DEFICIENTES AUDITIVAS DIAGNOSTICADAS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA


Área
Ciências da Saúde; Fonoaudiologia.

Resumo
O projeto contribui para a construção teórica dos fundamentos da intervenção fonoaudiológica com a criança deficiente auditiva nos primeiros anos de vida. As relações entre linguagem e diagnóstico precoce serão estabelecidas a partir da aplicação periódica de protocolos audiológicos e de linguagem. Serão discutidas implicações dos resultados encontrados na avaliação da efetividade de um programa de intervenção.

Palavras-chave
Aparelhos de amplificação sonora; desenvolvimento de linguagem; defi ciência auditiva; intervenção precoce.

Objetivos
Estabelecer relações entre o desenvolvimento de linguagem oral de crianças com deficiência auditiva e as seguintes variáveis: idade da identificação, início da amplificação/intervenção; características da amplificação; grau de perda auditiva; etiologia; envolvimento familiar.

Aplicações/produtos
Estabelecer protocolos de acompanhamento que visam promover maior especificidade nos encaminhamentos de cada criança e sua família. Os investimentos nas políticas públicas em saúde auditiva indicam que este investimento deve resultar em uma maior fluência na linguagem oral e maior independência na vida adulta. Análises de custo x benefício das diversas etapas envolvidas em projetos de Saúde Auditiva devem ser estabelecidas, assim como as diferentes demandas de cada criança.

Fase em que se encontra o projeto
Relatório final em elaboração para 2009. A continuidade do projeto está sendo realizada com a renovação da bolsa produtividade até 2012.

Pesquisadores responsáveis
Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes.

Equipe
Maria Carolina Versolatto.

Financiamentos/apoios
Bolsas no País / Produtividade em Pesquisa ­ PQ - CA 10/2005. Processo n.: 304428/2005-1. Período: 2006 a 2009. Edital MCT/CNPq 04/2008. Apoio técnico.