ITINERÁRIOS INTELECTUAIS E TRANSDISCIPLINARIDADE


Área
Ciências Sociais (Antropologia). Linha de pesquisa: Produção simbólica e reprodução cultural. Vinculação: Núcleo de estudos da complexidade, COMPLEXUS. (Faculdade e PG/CSO).

Resumo
Baseada nos pressupostos do pensamento complexo, a pesquisa examina a trajetória intelectual de Michel Serres. O conceito-chave de hominescência, um novo diferencial da hominização, exposto em suas obras mais recentes, é o ponto de partida da pesquisa. Baseadas numa concepção universalista da condição humana, as ideias de Serres são fundamentais para a reconstrução da ética civilizatória.

Palavras-chave
Hominescência; complexidade; ética.

Objetivos
O exame integral da tetralogia ­ Variações sobre o corpo, Hominescências, O Incandescente e Ramos ­ acrescida do novo ensaio "A Guerra mundial", inédito no Brasil, será a base interpretativa que permitirá a formulação de uma concepção universalista da condição humana, fundada na tríade indivíduo-sociedade-espécie. Pensador transdisciplinar, suas ideias são de suma importância para a universidade.

Aplicações/produtos
As ideias de Michel Serres aplicam-se às políticas institucionais e são de extrema importância para a consolidação dos comitês de ética das universidades.

Fase em que se encontra o projeto
A fase atual objetiva-se na tradução da tetralogia do autor, feita por mim em colaboração com Mariza Perassi Bosco, publicada pela editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro.

Pesquisador responsável
Edgard de Assis Carvalho.