LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA COLETIVA. COMUNICAÇÃO, TRABALHO IMATERIAL E REDES SOCIAIS


Área
Comunicação.

Resumo
O projeto desenvolve metodologias que permitam às pessoas uma melhor compreensão da ação coletiva. Isso implica poder não apenas disponibilizar ferramentas conceituais para lidar com os coletivos, mas também algumas estratégias de intervenção na própria dinâmica de um grupo ou comunidade, incrementando com isso a sinergia entre as pessoas. Dessa forma, projetos ligados ao meio ambiente, educação, saúde, direitos humanos etc., que necessitam do engajamento de comunidades locais e virtuais para seu sucesso, continuarão sendo discutidos e trabalhados no âmbito deste projeto (Laboratório de Inteligência Coletiva).

Palavras-chave
Inteligência Coletiva; trabalho imaterial; redes sociais; capital social; capitalismo cognitivo.

Objetivos
Nosso foco é a construção do laço social, a maneira como: ideias, comportamentos e práticas poderiam melhor se difundir entre as pessoas em benefício delas próprias e de sua coletividade. No plano conceitual, o objetivo, nessa fase, é estabelecer um campo de reflexão crítico que possa aprofundar a relação entre o conceito de inteligência coletiva e a noção de redes sociais, agora não apenas do ponto de vista da comunicação, mas também da produção econômica e da política.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento.

Pesquisador responsável
Rogério da Costa Santos.

Equipe
Luis Augusto de Paula Souza; Vera Mendes; Ricardo Teixeira; Camila Perruso; Rubens Kignel; Max Alvim; Melissa Migliori.

Financiamentos/apoios
CNPq.