LABORATÓRIO DE LINGUAGEM


Área
Fonoaudiologia; Linguística; Psicanálise.

Resumo
Criar um Laboratório de Linguagem para o desenvolvimento de pesquisas na área da Fonoaudiologia, em especial sobre o funcionamento normal e patológico da linguagem e a sua clínica, por meio de transcrição, informatização e disponibilização de dados de linguagem, em tempo real e virtual. Os grupos para observação serão divididos em: lúdicos e terapêuticos.

Palavras-chave
Banco de dados; linguagem; fonoaudiologia; clínica.

Objetivos
Instalar um laboratório para observação da linguagem em tempo real e em tempo virtual; constituir um banco de corpora; formar redes nacionais informatizadas; desenvolver pesquisas na área da Fonoaudiologia; formar pesquisadores por meio do ensino de técnicas de observação, análise e compreensão do funcionamento patológico da linguagem.

Aplicações/produtos
Desenvolvimento de pesquisas na área da Fonoaudiologia, em especial sobre o funcionamento normal e patológico da linguagem e sua clínica. Construção de um software como base para os dados coletados.

Fase em que se encontra o projeto
Os objetivos 1 e 3 não foram atingidos, visto que dependiam de verba solicitada junto à agências de fomento e que não foram obtidas. Os outros objetivos estão em plena realização e permanecem em desenvolvimento.

Pesquisadora responsável
Regina Maria Ayres de Camargo Freire.

Equipe
Gisele Gouvea da Silva; Giuliana Bonucci Castellano; Hedilamar Bortolotto; Manuela Luchesi Brazil Araújo; Fabia Evangelista de Souza; Beatriz Pires dos Reis.

Financiamentos/apoios
CNPq.