LEITURA, APROPRIAÇÃO E AUTONOMIA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA (LINHA DO PROGRAMA: LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA)


Área
Letras; Linguística; Educação.

Resumo
Constata-se grande número de pós-graduandos com dificuldade para assumir discurso próprio. Na perspectiva sócio-interacionista, busca-se analisar o problema e identificar alternativas para a conquista do discurso autônomo.

Palavras-chave
Leitura; compreensão; interpretação; discurso autônomo.

Objetivo
Investigar aspectos cognitivos e contextuais de sujeitos leitores e produtores de textos em diferentes níveis de escolaridade.

Aplicações/produtos
Orientações de mestrado e de doutorado; iniciação científica concluída; publicação; minicurso ministrado em congresso.

Fase em que se encontra o projeto
Final.

Pesquisadora responsável
Anna Maria Marques Cintra.

Equipe
Sandro Luiz da Silva; Rosangela Aparecida Ribeiro Carreira; Jéssica Campos Ribeiro; Manoel Josiano dos Santos.