LEITURA E ESCRITA EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Área
Língua Portuguesa.

Resumo
Tomando por base os fundamentos da Linguística Textual e da Análise Interacional do Discurso, a pesquisa visa à investigação teórica com fins metodológicos ao ensino de Língua Portuguesa em situações presenciais e a distância, focalizando os processos de construção de sentidos na leitura como estratégias imprescindíveis ao aprendizado da escrita.

Palavras-chave
Leitura; escrita; ensino.

Objetivos
Refletir sobre procedimentos teórico-metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa para fins específicos.

Aplicações/produtos
Ao ensino de Língua Portuguesa nos níveis: fundamental, médio e superior, por meio das dissertações e teses no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa. Ensino a distância ­ cursos do IP promovidos pela GOGEAE.

Fase em que se encontra o projeto
Projeto previsto para cinco anos, tendo se iniciado em 2007. Em 2009, aprofundamento teórico para determinação de procedimentos metodológicos para o ensino.

Pesquisadora responsável
Sueli Cristina Marquesi