LIVING DRAMA: ATIVIDADES TEATRAIS E SUA FUNÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA


Área
Educação; Teatro; Ensino/Aprendizagem de Língua.

Resumo
O projeto contempla uma proposta de ensino/aprendizagem transdisciplinar, envolvendo três diferentes áreas do conhecimento: ensino de língua estrangeira, em especial a inglesa, psicologia da educação e teatro. A proposta enfatiza a aquisição e o aprimoramento da comunicação oral e se propõe a investigar como as atividades teatrais contribuem para a aquisição da língua inglesa, assim como para o desenvolvimento atitudinal do aluno.

Palavras-chave
Teatro; educação; aprendizagem significativa.

Objetivos
Aprimorar e intensificar a pesquisa acerca das propostas de atividades teatrais implementadas em sala de aula no curso de Letras: Inglês/Português, assim como em outras instâncias educacionais tais como aulas de inglês da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, uma vez que a proposta atinge também professores de inglês da rede pública.

Aplicações/produtos
Resultados referentes aos desdobramentos do projeto Living Drama in the Classroom: uma proposta de abertura à Aprendizagem Signifi cativa: dissertação de mestrado, projetos e relatórios de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso; publicações de artigos em revistas e capítulo de livro; apresentações em vários encontros científicos; dramatizações de esquetes feitas pelos alunos em várias instâncias e produção de um audiovisual.

Fase em que se encontra o projeto
Estão sendo desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica, assim como a elaboração de artigo a partir do projeto.

Pesquisadora responsável
Vera Lúcia Cabrera Duarte.

Equipe
Bolsistas de iniciação científica, alunos de graduação, professor da rede pública do estado de São Paulo.