MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS DE PROFESSORES: REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE


Área
Educação; Psicologia da Educação.

Resumo
Esta pesquisa visa a estudar movimentos identitários de futuros professores, de modo a identificar como se constitui sua identidade profissional, tendo em vista a tensão entre as atribuições que lhes são conferidas nos cursos que frequentam e as identificações que realizam ou não com essas atribuições. Com isso, espera-se o aperfeiçoamento dos processos de formação de professores.

Palavras-chave
Movimentos identitários; formação de professores.

Objetivos
Estudar a identidade de professores em processo de formação, visando a identificar elementos de sua constituição identitária como docentes, por meio das atribuições que lhes são conferidas. Espera-se que a compreensão desses movimentos de atribuição e identificação traga subsídios para a melhoria dos processos de formação de professores.

Aplicações/produtos
Ampliar e aprofundar nosso conhecimento dos fatores que possibilitam mudanças na prática dos professores, para que possamos melhor formá-los.

Fase em que se encontra o projeto
As entrevistas previstas com alunos de licenciatura já foram concluídas e estão sendo transcritas; as entrevistas com professores, alunos, pais, direção e coordenação estão sendo realizadas.

Pesquisadora responsável
Vera Maria Nigro de Souza Placco.

Equipe
Vera L. T. Souza; Luzia A. M. Orsolon; Magali A. Silvestre; Marly Benachio; Marili Vieira; Luciana Franceschini; Ailton Souza de Oliveira; Marly Benachio; Rosangela A. C. Moura.

Financiamentos/apoios
CNPq.