MUNDO DA VIDA E ORDEM SISTÊMICA: OBJETIVIDADE, NORMATIVIDADE, SUBJETIVIDADE E INTERSUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE HUMANA


Área
Psicologia Social.

Resumo
O projeto se propõe a explorar os nexos entre os processos identitários e as condições de humanização na contemporaneidade. Tem como ponto de partida a ideia de que o sujeito se constitui numa rede de interações mediadas pela linguagem, promovendo a individuação que se dá através da socialização e que depende de ­ e está associada a ­ o crescimento da autonomia pessoal e o reconhecimento por outros indivíduos.

Palavras-chave
Identidade humana; metamorfose; emancipação; individuação; reconhecimento.

Objetivos
Desenvolver fundamentos filosóficos e pressupostos teóricos da concepção de identidade humana como metamorfose (Ciampa, 2008 [1987]), tendo em vista sistematizar e aprofundar as pesquisas do Núcleo de Identidade da PUC-SP, voltadas para o estudo dos processos de formação/transformação da identidade humana, nas sociedades contemporâneas, atravessadas pela dialética regulação/emancipação.

Aplicações/produtos
Aprofundar a discussão de questões teóricas, epistemológicas e metodológicas para o estudo da identidade como processo de metamorfose em busca de emancipação. Promover produção de textos que abordem o tema da identidade humana. Suporte e capacitação discente para o desenvolvimento de dissertações e teses e para a participação em congressos e reuniões científicos. Participar de trabalhos de grupos de estudo e projetos de pesquisa em outras universidades.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento.

Pesquisador responsável
Antonio da Costa Ciampa.

Equipe
Juracy Armando Mariano de Almeida; Aluísio Ferreira de Lima; Clodoaldo Gonçalves Leme; Edileusa Santiago do Nascimento; Jésus Benedito dos Santos; Renato Ferreira de Souza.