NOVAS LINGUAGENS E MODELOS DE INTERAÇÃO: QUESTÕES DE ACESSO SOCIAL


Área
Linguística Aplicada.

Resumo
Este projeto é parte de um mais amplo ­ Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital ­ firmado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CpqD) de Campinas, a Funtel e o Instituto dos Estudos da Linguagem. A líder do projeto foi a professora Dra. Denise Bertoli Braga, da Unicamp. As informações constantes aqui referem-se à equipe sediada na PUC-SP, responsável pela área de Linguística de Corpus.

Palavras-chave
Uso da web; linguística de corpus; informática; interação homem-máquina na web; letramento digital.

Objetivos
1. Descobrir o vocabulário típico de pessoas de baixa escolaridade; 2. Sugerir maneiras de aproximar o texto dos sítios do Ministério da Saúde desses consulentes de baixa escolaridade.

Aplicações/produtos
Metodologias para simplificar textos visando sua melhor compreensão por camadas da população de baixo letramento, com o auxílio de corpora eletrônicos; produção de glossários de termos da saúde para consulentes de baixo letramento; produção de listas de palavras `adequadas', `inadequadas' e `potencialmente inadequadas' constantes nos textos do Ministério da Saúde, tendo em vista o público-alvo, de pouca escolaridade.

Fase em que se encontra o projeto
Em 2008 ­ Análise de corpora; interpretação dos dados; produção dos glossários; desenvolvimento de aplicativos para análise dos dados; produção de relatórios científicos; apresentação de trabalhos sobre os achados.

Pesquisadores responsáveis
Antonio Berber Sardinha; Rodrigo Esteves de Lima Lopes.

Financiamentos/apoios
CPQD.