NOVAS QUESTÕES DE SEGURANÇA INTERNACIONAL: A CONSTRUÇÃO DA PAZ EM SITUAÇÕES DE PÓS-CONFLITO


Área
Relações Internacionais; Integração Internacional; Conflito; Guerra e Paz.

Resumo
Durante a década de 90 ganhou relevo a preocupação relativa à construção da paz em situações de pós-conflito, com destaque para a reformulação do papel das organizações internacionais relacionadas à emergência de grupos de poder não-estatais, à tensão entre os objetivos indicados pelos conceitos de segurança nacional e segurança humana, à administração de territórios governados por Estados frágeis e as implicações para a estabilidade regional.

Palavras-chave
Paz; guerra; cooperação internacional; direitos humanos.

Objetivos
Delinear novos horizontes e contribuir para aprofundar o debate não apenas sobre o conceito de segurança humana como marco de análise para a formulação de políticas públicas, mas permitir também análise comparativa dos diferentes procedimentos e técnicas, apontando as principais tendências nesta esfera de interação internacional.

Aplicações/produtos
Um dos principais pontos que se espera obter com a conclusão do projeto em questão diz respeito à incorporação dos ganhos nos programas de ensino, pesquisa e extensão nas instituições envolvidas. Buscar-se-á isso a partir de cursos intensivos, seminários, conferências, workshops, onde os pesquisadores poderão apresentar seu trabalho e a metodologia utilizada, num contexto teórico estruturado.

Fase em que se encontra o projeto
Início em fevereiro de 2009, com duração prevista de dois anos.

Pesquisador responsável
Reginaldo Mattar Nasser.

Equipe
Flavia de Campos Mello; Paulo José dos Reis Pereira.

Financiamentos/apoios
CNPq (490710/2008-5) Edital MCT/CNPq 13/2008 Programa Ciências Sociais CPLP/Edital 13/2008 CPLP Chamada 2: Apoio Financeiro a Atividades de Cooperação em Projetos Conjuntos C&T&I COMITÊ ASSESSOR 13 CIENCIAS SOCIAIS CPLP.