NOVOS INDICADORES DE RIQUEZA


Área
Economia.

Resumo
Novos indicadores de riqueza ­ pesquisa iniciada com financiamento do Banco do Brasil/Inepad, e desenvolvida no quadro da parceria PUC-SP/France-Libertés, ONG francesa dirigida por Danielle Mitterand, no quadro do Núcleo de Estudos do Futuro (NEF) da PUC-SP, pós-graduação em administração Convênio France-Libertés e PUC-SP assinado em 2009.

Palavras-chave
Indicadores; riqueza; PIB.

Objetivos
Trata-se de participar da ampla pesquisa que está sendo desenvolvida, em diversos países, no sentido de reconsiderar os instrumentos de medida da riqueza, da renda e das contas nacionais. Particular atenção é dada aos indicadores de desenvolvimento local.

Aplicações/produtos
Instrumentos de avaliação de políticas públicas, a serem disponibilizados para instituições governamentais, empresariais e do terceiro setor.

Fase em que se encontra o projeto
Projeto em fase de desenvolvimento, com diversas publicações já realizadas. Ver em particular Indicadores Básicos da Cidade de São Paulo 2009 (no quadro do Movimento Nossa São Paulo), e Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações, lançado em 2 de junho de 2009.

Pesquisadores responsáveis
Mauricio Broinisi; Ladislau Dowbor.

Equipe
Grupo técnico com representantes do Pólis, Ethos, Nossa São Paulo.

Financiamentos/apoios
Parcerias com empresas, apoio Sebrae, Fundação Banco do Brasil e outros.