O ACOMPANHAMENTO PSICOTERAPÊUTICO DE RELIGIOSOS E PRESBÍTEROS CATÓLICOS: TEORIAS, METODOLOGIAS E PROBLEMAS DE PREVENÇÃO, INTERVENÇÃO E TERAPIA CONTEMPORÂNEA NO CAMPO DA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO


Área
Religião; Comportamento; Símbolos.

Resumo
O projeto estuda na situação brasileira a questão da psicoterapia de clérigos católicos. Além de pesquisa de base sobre os problemas típicos do atendimento de clientes, interessa também a prática do atendimento. Abrange teses e dissertações, todas centradas na questão da psicoterapia e da situação mental dos clérigos que fazem psicoterapia em São Paulo.

Palavras-chave
Psicoterapia de clérigos; stress pastoral; abordagens da religiosidade em terapia.

Objetivos
Levantar os aspectos (teóricos e práticos) específicos da religiosidade no processo psicoterapêutico; estudar a crise e o amadurecimento da religiosidade em clérigos; fornecer subsídios para um atendimento atento à condição desta clientela; aplicar a situações concretas na psicoterapia e na formação religiosa.

Aplicações/produtos
As teses previstas já foram defendidas. Vários estudos foram publicados entre 2007 e 2009 sob a forma de artigos em periódicos e de livros.Outros textos serão publicados em 2010.

Fase em que se encontra o projeto
Este projeto é permanente. No momento ele se concentra em autores ligados à Psicologia Cultural da Religião com ênfase nas terapias narrativas (self dialógico).

Pesquisador responsável
João Edênio Reis Valle.

Equipe
Eliana Massih; Deolino Baldissera; mestra Rosa Eliza da Silva; mestre Neilomar dos Santos.

Financiamentos/apoios
Fundação Porticus.