O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LEITORAS E ESCRITORAS: DA ANÁLISE À PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS NAS DIFERENTES ÁREAS CURRICULARES


Área
Linguística Aplicada.

Resumo
Investigar dificultadores no trabalho dos professores com leitura e escrita na sala de aula e nos planos de ensino de todas as disciplinas do ensino fundamental, realizando intervenções sob a forma de ações de formação de professores e proposição conjunta de atividades e projetos de leitura e escrita, a partir do conceito de letramento e das teorias de gêneros do discurso (Bakhtin, 1953) como objetos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave
Leitura e escrita em todas as áreas curriculares; ensino-aprendizagem de língua; formação de professores.

Objetivos
Levar professores a vislumbrarem possibilidades para propor situações efetivas de interlocução em sala de aula, envolvendo práticas de leitura e escrita; fornecer subsídios para que professores possam se apropriar das expectativas de aprendizagem relativas ao desenvolvimento das capacidades/habilidades de leitura de seus alunos propostas por documentos curriculares.

Aplicações/produtos
Benefícios esperados: promover melhoria dos indicadores no que diz respeito às competências leitoras dos alunos de ensino Fundamental II alvo.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento; início em 2008.

Pesquisadores responsáveis
Ana Luiza Marcondes Garcia; Cristiane Cagnoto Mori de Angelis; Jacqueline Peixoto Barbosa.