O JORNAL E A CIDADE: OS CADERNOS DE TURISMO E CIDADES E A LÓGICA BINÁRIA


Área
Comunicação.

Resumo
Pretende-se investigar, nos jornais diários de grande circulação, em especial nos textos dos cadernos Turismo e Cidades, que estratégias de linguagem e conhecimento são praticadas nas notícias sobre espaços e séries urbanos das cidades latino-americanas. Os jornais escolhidos são Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, 2008-2011, para se observar como vigoram em cortes síncrono-diacrônicos pressupostos e indagações do projeto sobre adoção e aplicações, sem mediações, de sistemas lógicos do conhecimento a fenômenos urbanos da sociedade brasileira.

Palavras-chave
Jornal; cidade; espaços urbanos; séries urbanas.

Objetivos
Examinar categorias lógicas que organizam a construção textual dentro da evolução da imprensa periódica do Brasil. Analisar nos Cadernos mencionados e similares, a partir de que esquemas lógicos de conhecimento é construída a presença de nativos e imigrantes na formação das cidades brasileiras; analisar, ainda, nos Cadernos, quais sistemas lógicos de linguagem escrita são utilizados para noticiar a contribuição dos fluxos migrantes e imigrantes na formação dos espaços urbanos da cidade de São Paulo.

Aplicações/produtos
Propõe-se realizar mapeamento nos Cadernos tendências e variantes lógicas que norteiam intelectuais de imprensa, ao tratarem dos assuntos que relacionam a presença multicivilizatória e a formação dos espaços urbanos, no Brasil e América Latina: festas públicas, feiras, mercados, performances, isto é, eventos que mobilizam séries urbanas e desdobram nexos entre objetos, espaços em trânsito e seus habitantes.

Fase em que se encontra o projeto
Fase inicial.

Pesquisador responsável
José Amálio de Branco Pinheiro.