O QUE SE ENTENDE POR ÁLGEBRA DO PONTO DE VISTA EPISTEMOLÓGICO E DIDÁTICO?


Área
Educação Matemática.

Resumo
As pesquisas deste projeto visam investigar o que se entende por Álgebra no campo institucional e nos campos docente e discente.

Palavras-chave
Álgebra; educação matemática; epistemologia; didática.

Objetivos
As pesquisas deste projeto visam investigar o que se entende por Álgebra (Aritmética, Teoria dos Números) no campo institucional (PCN, Programas de Cursos, Standards do NCTM etc.), no campo docente (professores dos ensinos infantil, básico e superior) e no campo discente (alunos de todos os segmentos).

Aplicações/produtos
O projeto já produziu duas teses de doutorado e no momento há uma pesquisa de doutoramento em andamento. Os resultados das teses já embasam pesquisas de mestrado de outros projetos.

Fase em que se encontra o projeto
É um projeto iniciado em 2003 e que, pelo caráter eminentemente teórico, ainda dará muitos frutos. Não há previsão de finalização. Comprovantes da produção na secretaria da faculdade.

Pesquisadores responsáveis
Silvia Machado (PUC-SP); Marilene Resende (UNIUBE).

Equipe
Silvia Machado (PUC-SP); Marilene Resende (UNIUBE); Vania Cristina Silva (UNIMEP).