O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL E NA ESPANHA


Área
Comportamento Político; Comunicação Política.

Resumo
A pesquisa estuda o significado das novas tecnologias no contexto do processo político brasileiro, tomando como base o pleito de 2006 para a Presidência da República. Foram estudadas manifestações no ciberespaço como blogs, sites de partidos políticos e movimentos alternativos. Realizamos um estudo comparativo com a campanha eleitoral de 2008 na Espanha.

Palavras-chave
Comportamento político; comunicação política; campanhas eleitorais; ação política; novas tecnologias.

Objetivos
Acompanhar as eleições no Brasil e na Espanha pelos sites dos partidos políticos, candidatos, mídia alternativa e blogs.

Aplicações/produtos
Apresentação do projeto de pesquisa em congressos (ANPOCS, ALACIP, ABCP e COMPOLÍTICA). Artigos publicados estão no site da Revista Aurora: www.pucsp.br/revistaaurora.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto vigorou de janeiro de 2006 a fevereiro de 2008.

Pesquisadores responsáveis
Vera Lucia Michalany Chaia (PUC-SP); Victor Sampedro Blanco (Univ. Rey Juan Carlos, coordenou a equipe na Espanha).

Equipe
Fernando A. Azevedo; Ana A. Silva; Miguel W. Chaia; Silvana Tótora; Silvana Martinho; Cláudio Penteado; Rafael Araújo; Rosemary Segurado; Marcelo Burgos; Eduardo V. Freitas; Syntia Alves; Ari M. Couto; Arnaldo Cardoso; Mônica Simioni; Luisa R. Barja; Paulo N. Ramirez; Fabio Cosman.

Financiamentos:
CAPES e Ministério da Educação da Espanha.