OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES


Área
Psicologia da Educação; Formação de Professores.

Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos e significados produzidos por professores acerca da sua atividade docente. O referencial teórico e metodológico baseia-se nos postulados de Vygotski, Bakhtine e Clot. A pesquisa em questão terá como categorias centrais: significados e sentidos, "atividade real" e "real da atividade".

Palavras-chave
Atividade docente; significados e sentidos; teoria sócio-histórica.

Objetivos
Os objetivos adotados são: Quais são os sentidos e significados que o professor atribui à atividade docente e como eles se articulam na constituição de sua subjetividade? Existem significados partilhados entre os professores? Se sim, quais? Quais são os suportes ou os apoios com que os professores contam para enfrentar os impasses de sua atividade profissional? Como esse suporte é significado pelos professores?

Fase em que se encontra o projeto
Neste momento, acabamos de concluir a discussão e organização da fundamentação teórica e metodológica e iniciamos a preparação do grupo para a entrada em campo.

Pesquisadores responsáveis
Claudia Davis; Wanda Maria Junqueira de Aguiar.

Equipe
Maria Fourpone Brando; Vivian Rachman; Marília Facco.

Financiamentos/apoios
A pesquisa é parte de um Procad do Pedpós, financiado pela CAPES.