ORIGENS DO ENSINO E PESQUISA DE CIÊNCIA EM SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX


Área
História da Ciência no Brasil.

Resumo
Visando conhecer as origens do ensino e pesquisa de ciência no Brasil, o projeto enfoca as primeiras décadas do século XX, especialmente a criação da Universidade de São Paulo com a formação de sua primeira geração de doutores (a atuação de Mario Schenberg na implantação do departamento de física e de Simão Mathias na implantação do departamento de química são os casos a que o projeto toma como foco de atenção).

Palavras-chave
História da Ciência no Brasil; USP; FAPESP; Mario Schenberg; Simão Mathias.

Objetivos
Para atingir o objetivo de conhecer este período que representa o início institucional da pesquisa e ensino de ciência no país, utilizam-se como fontes documentais para análise e contextualização documentos oficiais dos primeiros anos da USP, dos departamentos em questão, artigos publicados, teses de cátedra, estudos de historiadores sobre o período, leis aprovadas na assembleia legislativa, e também coleta de material através de entrevistas utilizando-se a metodologia da história oral.

Aplicações/produtos
O estudo do período em questão propicia uma visão contextual das dificuldades para o desenvolvimento da ciência no país, fornecendo tanto uma abordagem mais completa da história da ciência no país, como elementos para a reflexão sobre uma política científica na atualidade. O projeto alimenta o Programa Nova Stella da TVPUC-SP.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto é desenvolvido há 10 anos junto ao CESIMA, contribuindo para o crescimento no banco de dados de sua biblioteca virtual com digitalização de documentação da época enfocada, tendo gerado diversas dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações de artigos e livros, e programas de TV abordando a História da Ciência no Brasil.

Pesquisador responsável
José Luiz Goldfarb.

Equipe
Ana Maria Alfonso-Goldfarb; Márcia Ferraz.

Financiamentos/apoios
FAPESP (Biblioteca virtual ­ CESIMA), TVPUC.